Os dados mostram que o mercado de derivativos Bitcoin está se tornando menos lotado

A taxa de financiamento futuro do Bitcoin diminuiu nas principais bolsas de moedas criptográficas nas últimas 48 horas.

Isto mostra que o mercado de derivativos está ficando menos superaquecido e o rally pode se tornar mais sustentável.

A tabela de preços de 1 hora de Bitcoin. Fonte: BTCUSD sobre TradingView

Qual é a taxa de financiamento futuro e por que ela afeta tanto o preço do Bitcoin?

O mercado futuro de Bitcoin Bank emprega um mecanismo chamado „financiamento“. Em essência, o financiamento atinge o equilíbrio no mercado ao compensar o detentor da posição minoritária.

Por exemplo, se houver mais compradores ou detentores de contratos longos no mercado, então os compradores têm que pagar aos vendedores a descoberto uma parte de sua posição.

Digamos que um comerciante tem uma posição longa de $100.000 aberta na Bitcoin e a taxa de financiamento é de 0,01%. Isso significa que 0,01% do tamanho da posição nocional, neste caso, $100.000, seriam pagos aos vendedores a curto prazo a cada oito horas.

Quando a taxa de financiamento é extremamente alta, isso significa que o mercado é impulsionado principalmente pelos compradores. Assim, a probabilidade de um aperto longo aumenta, onde os compradores podem ser forçados a vender suas posições no mercado se o preço do BTC cair.

Quando o Bitcoin estava pairando em torno de 18.800 dólares, a taxa de financiamento do BTC estava em 0,1% a 0,2% nas principais bolsas. Considerando que a taxa média de financiamento do BTC gira em torno de 0,01%, isto é 10 a 20 vezes maior do que o normal.

Desde então, a taxa de financiamento do Bitcoin tem diminuído. Alguns analistas a atribuem ao uso do algoritmo do Preço Médio Ponderado no Tempo (TWAP) pelas instituições. Outros acreditam que a forte retração de curto prazo da serra BTC permitiu que o mercado futuro fosse reiniciado.

De qualquer forma, a taxa de financiamento está começando a diminuir. ByBit e Binance Futures têm taxas de financiamento inferiores a 0,05% a partir de 25 de novembro de 2020. Esta taxa ainda é relativamente alta, dadas as taxas históricas de financiamento futuro do BTC, mas é substancialmente mais baixa do que na semana passada.

Os comerciantes antecipam um caminho acidentado e volátil pela frente

Sam Trabucco, um comerciante de criptografia quantitativa da Alameda Research, advertiu que a tendência de preços do Bitcoin provavelmente seria altamente volátil a curto prazo. Ele disse:

„Seja qual for a aparência desta viagem, acho que podemos contar com uma coisa: ela será acidentada. (OK, talvez possamos contar com uma segunda coisa: as liquidações estarão envolvidas)“.

A taxa de financiamento do BTC é mais alta que a norma, há um interesse significativo no Bitcoin, e o interesse aberto das bolsas de futuros está próximo de seu recorde.

A Bitcoin também está se aproximando de seu recorde histórico de cerca de US$ 20.000, o que a torna um nível crítico de resistência.

Pode haver interesse dos vendedores em defender agressivamente $20.000 de serem violados, o que pode levar a uma extrema volatilidade.

Como exemplo, em 25 de novembro, o Bitcoin ultrapassou $18.500 no Binance e caiu rapidamente em seguida. A ação de preços altamente volátil vem de negociações altamente alavancadas, explicou Trabucco:

„Veja, a compra rápida foi REALMENTE alavancada, como você poderia esperar para algo tão agressivo e rápido“. Aconteceu na maioria das vezes com os criminosos do Binance BTC (surpresa, surpresa) – uma vez que um pequeno saque aconteceu, os ‚macacos‘ alavancados do SUPER foram punidos muito rapidamente“.

Comments are closed.